domingo, 25 de setembro de 2011

1972 - O Oscar Especial e o reencontro com o "garoto"

Chaplin reencontra o "garoto" 51 anos depois.


1972 -  Um homem calvo de 58 anos espera no Aeroporto de Los Angeles o amigo Charles Chaplin,  que após anos de ausência, regressa aos Estados Unidos para receber um Oscar Especial.


Quando surge o homem de 83 anos, cabelos inteiramente brancos,  os dois imediatamente se reconhecem. Charles Chaplin e Jack Coogan.


Coogan foi aquela criança que encantou o mundo com seu charme, carisma e talento e emociona plateias até hoje com sua atuação no clássico " O Garoto" de 1921.


O sucesso do garoto Coogan foi imenso e ele ganhou milhões de dólares gastos displicentemente por sua mãe e padrasto. Por causa disso , foi criada nos Estados Unidos uma lei que protege o patrimônio de artistas mirins, obrigando os responsáveis a depositarem 30% dos ganhos dos pequeninos em uma conta poupança a ser resgatada apenas quando o artista completar 21 anos. A Lei Coogan recebeu o nome do "garoto" Jack.


Na noite em que Charles recebe o Oscar especial, Coogan estava lá e pode ser visto em close na plateia (ver vídeo abaixo) logo após o breve discurso de um Chaplin emocionadíssimo.


Muitos dizem que esta homenagem foi um pedido de perdão pela perseguição sofrida por Chaplin na era McCarthy, que culminou em sua expulsão dos Estados Unidos.


Segundo sua filha Geraldine Chaplin, ele havia recebido um visto para permanecer poucos dias nos EUA. Ao saber disso, ele disse bem humorado: "Nossa!!! Eles ainda me temem!!!"


Se havia alguma mágoa de sua parte, certamente não era contra à classe artística que o reverenciou naquela noite e a quem ele chamou quase em lágrimas de "pessoas doces e maravilhosas"


Abaixo, fotos do encontro de Chaplin e Coogan e dois vídeos do momento da premiação. O segundo, legendado em português.


 Na noite da homenagem, a plateia aplaudiu Charles Chaplin em pé, durante 10 minutos ininterruptos.



Jack Coogan e Charles Chaplin - cena de "O Garoto"

 Coogan e Chaplin - 1972 - Noite do Oscar

                                                                 Jack Coogan

Charles Chaplin



                         

                                                                        A homenagem

                                          MAIS VÍDEOS

2 comentários:

  1. Karina. Sei que você é uma internauta descolada, mas não custa perguntar: Você conhece uma coleção que rola na NET com a filmografia completa do Chaplin? São 12 DVDs que inclui filmes feitos antes da década de 20. Porém há 2 problemas: 1° Estão em inglês e não é possível colocar legendas (o que não é problema pra você); 2° O arquivo só existe em torrent e mede 55 GB. Caso se interesse me avise que te mando o link! Parabéns pela iniciativa do blog em homenagem a este gênio do cinema!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Érico
    Obrigada pela visita, pelos comentários e pela sugestão. Adoraria saber detalhes sobre a coleação de que falou :))

    ResponderExcluir