quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Circo - The Circus

Título Original: The Circus
Gênero: Comédia
Origem/Ano: EUA/1928
Duração: 71 min
Direção: Charles Chaplin



Sinopse: O vagabundo perambula pela feirinha do circo. Rouba doces de criança, diverte-se olhando os passantes, até que um assaltante rouba uma carteira e esconde-a no bolso de Carlitos. Este acaba sendo perseguido por policiais, que o julgam criminoso. E é fugindo do perigo, que ele adentra no circo e o público, julgando tratar-se de mais uma apresentação, aplaude euforicamente. Torna-se sucesso imediato.

O dono do circo, de olho em seu sucesso, decide contratá-lo e explorá-lo ao máximo. O vagabundo, contente por ganhar algum dinheiro, nem entende a verdadeira intenção do dono. Ele está mais preocupado com Merna, filha do proprietário, por quem se apaixona. Paixão impossível, já que ela ama Rex, o equilibrista.

Carlitos decide, então, treinar o bastante para tornar-se também ele um equilibrista. Não tem jeito. Fica triste. E triste, não consegue fazer o publico rir da mesma forma. Seu “número” começa a ficar sem graça.



Destaque para a cena de Carlitos dentro da jaula do leão. Absolutamente hilária.

                                   

O final traz uma das cenas mais lembradas do cinema mundial: sozinho, no meio da arena do circo, um close no rosto do vagabundo, e logo em seguida ele pega a estrela, dá um chute e segue seu caminho novamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário